ANTICANDIDATURA AO STF

A anticandidatura foi um movimento da sociedade civil para indicar Soraia Mendes ao STF, uma alternativa viável ao então indicado da presidência à época.
Essa é a história desse ato.

Em julho de 2021, a advogada Soraia Mendes foi indicada pela sociedade civil como a candidata à posição deixada pelo ex-ministro Marco Aurélio de Mello no STF, em oposição à indicação do advogado geral da União, André Mendonça, feita por Jair Bolsonaro.

A iniciativa partiu de um amplo grupo representativo da esfera pública jurídica democrática composta pelo Coletivo por um Ministério Público Transformador (Coletivo Transforma MP), pela Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), pela Associação de Juízes para a Democracia (AJD), pela Associação Advogadas e Advogados Públicas para a Democracia (APD), pela Associação de Advogados e Advogadas pela Democracia, a Justiça e Cidadania (ADJC), pelo Coletivo Defensoras e Defensores Públicos pela Democracia, pelo Instituto de Pesquisa e Estudos Avançados da Magistratura e do Ministério Público do Trabalho (IPEATRA) e pelo Movimento Policiais Antifascismo fazem parte da campanha.

As sete organizações jurídicas se uniram, lançaram a campanha Por um STF Laico e Independente no bojo da qual recomendaram Soraia Mendes à vaga do Supremo por conta de sua trajetória na luta pelos direitos humanos e sociais, sempre apoiando a diversidade, princípios estabelecidos pela Constituição Federal promulgada em 1988.

A anticanditadura logo tomou o Brasil, tendo recebido o apoio de mais de 130 entidades, dentre as quais estavam organizações históricas de luta pela democracia, ontem e hoje, tais como a Associação Brasileira de Imprensa, a ABGLT, a UNE, a Coalizão Negra por Direitos, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil e a União Brasileira de Mulheres.

Em pouquíssimos dias foram ultrapassadas as 5 mil assinaturas no abaixo-assinado e já são mais de uma centena as entidades da sociedade civil que apoiam a campanha. E a campanha - que nasceu da articulação das entidades democráticas representativas do sistema de justiça ganhou também um samba composto pelo Coletivo Tia Marieta do Samba (Salvador, Bahia) e a lindíssima arte que ilustra essa página. Confiram a letra!

Entidades propositoras

Logo ícone conversar por whatsapp!